Era prevista uma chegada ao sprint, além de um dia calmo, e foi o que aconteceu.
Equipas como a Intermarché e a Trek, devido aos seus sprinters, podiam ter tentado acelerar o ritmo nas subidas, com o objetivo de afastar outros homens rápidos da disputa de etapa, mas preferiram ter uma abordagem mais cuidada.
A fuga formou-se nos primeiros 5km, composta por Amador, Louvel e Oss, e foi o italiano o último a ser apanhado pelo pelotão, a 13,4km da meta.
Não houve nenhuma nota de relevo, a Lotto, a Quick Step e a Alpecin foram, provavelmente, as equipas que mais trabalharam na frente do pelotão. A 27km do fim, começou uma chuvada considerável, com algum vento, mas sem nenhuma equipa a tentar capitalizar das condições climatéricas.
No sprint, cedo se percebeu que MvdP não estava no comboio da Alpecin (ele tinha dito, antes do Tour, que não ia ser sempre o lançador do colega de equipa, porém, pelos relatos da equipa, continua doente e hoje foi o seu pior dia neste Tour), mas não impediu que a equipa tivesse um bom desempenho.
O primeiro pormenor a mencionar é a 2,4km da meta, numa rotunda, em que a DSM fez pelo lado esquerdo, quando o lado mais rápido era o outro, o que fez com que Welsford ficasse mal posicionado.
À entrada do último quilómetro, era a Alpecin na frente, seguindo-se a Lotto, e, posteriormente, vimos Stuyven e Mezgec, a 650m, a puxarem os seus sprinters para a frente, com o esloveno a fazer um trabalho melhor, enquanto Laporte vacilou, uma vez mais, deixando Wout fechado.
A 350m, Mezgec não tinha mais para dar e, num grupo tão pequeno (composto inteiramente por sprinters), podia ter criado uma situação difícil para os favoritos, com algum outsider a surpreender de longe, contudo, a Uno-X, por Waerenskjold, veio pela direita da estrada, deixando Kristoff a 250m da linha de meta, mas o gigante norueguês já não tinha força para finalizar, enquanto Groenewegen, que seguia na sua roda, se lançava para a frente, a 180m, com Philipsen logo atrás. O Maillot Vert aproveitou bem o esforço do rival da Jayco, arrancou a 100m e venceu pela 4ª vez neste Tour.
Groenewegen fez 2º e Bauhaus, mais uma excelente prestação, 3º.
![](https://static.wixstatic.com/media/b2a113_bbfb9aef55b4462f948c8e8d24b7ee8d~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b2a113_bbfb9aef55b4462f948c8e8d24b7ee8d~mv2.png)
Comentários