A etapa Rainha.
O dia começa com uma ligeira ascensão, nada de extraordinário, e terão uma 1ª categoria pouco depois, ainda dentro dos 30km iniciais, com 13,5km a 5,1% (Col des Saisies). A descida leva os ciclistas a nova 1ª categoria, desta feita, dividida em duas partes (apesar de contarem como a mesma), devido à parte plana que existe durante a subida. A primeira metade é composta por 12,2km a 7,2% (Col du Meraillet), e, a segunda, tem 5,9km a 6,6% (Cormet de Roselend), no total, serão 19,8km a 6,1%.
Terão algum descanso até ao quilómetro 98,5 altura em que iniciam uma 2ª categoria, com 6,7km a 7,5% (Côte de Longefoy). No entanto, só param de subir 5km depois da contagem de montanha.
Por fim, a subida final é de categoria especial. São 28km a 6% (Col de la Loze). Os primeiros 17km são mais ‘fáceis’, a partir daí endurece substancialmente, o que, aliado à duração da subida, vai eliminar, certamente, muitos candidatos à etapa e À CG.
Fazer quase 30km de montanha com a parte mais difícil a começar no último terço é surreal, só os melhores estarão presentes nesta fase.
Todavia, a chegada não é em alto, terão uma descida e o último quilómetro será a 18%, onde também se pode perder algum tempo.
Perante o resultado da etapa 16, é expectável que vejamos ataques desde o início, táticas agressivas e muita tensão.
É um dia com muito acumulado, com uma montanha final brutal, e, acima de tudo, um Pogacar que quererá ‘vingança’ do ITT do dia anterior.
Por isso, duvidamos que a fuga tenha grandes hipóteses. Sendo a etapa Rainha, era seguro presumir que a Jumbo assumisse a liderança da corrida, tentando ajudar Jonas a conseguir a vitória, porém, com a vantagem que o dinamarquês tem, devem ter uma abordagem mais cautelosa e defensiva. A responsabilidade está do lado dos homens dos Emirados, têm que correr atrás do prejuízo, e vão ter de tentar virar a corrida.
Se der fuga, terá de ser um ciclista que seja um trepador exímio, como Pinot ou Ciccone.
Favoritos:
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Vingegaard, Pogacar, A. Yates
⭐️⭐️⭐️⭐️Rodriguez, Gall, Kuss, Pinot, Ciccone, Hindley, Landa
⭐️⭐️⭐️Martin, Gaudu, Tobias, Bilbao, S. Yates, Pidcock, Skjelmose
Comments