top of page
  • Instagram
  • Twitter
  • Spotify

Etapa 21

O dia de celebrar Il Giro.

Este ano, a organização, decidiu terminar a primeira Grande Volta do ano em Roma.

Desde 2018 que tal não acontecia e, ultimamente, até era habitual terminar com um ITT.

Para todos os efeitos, e salvo raras exceções, estas etapas finais costumam ser decididas ao sprint e não é suposto haver alterações na CG (e juventude) e nas classificações secundárias (pontos e montanha).

É suposto ser uma etapa de consagração.

No entanto, o trajeto, dentro da cidade, é bastante técnico, não sendo, de todo, descabido ver cortes. Duvidamos que haja ataques com esse intuito, mas, perante a proximidade de tantos ciclistas no top10, principalmente o nº1 e 2, pode ser que haja alguma alteração à CG.

Há alguns elementos próximos, como Arensman e Pinot por 22'' (na Vuelta 2022, o holandês recuperou 19'' a João Almeida e, mais um pouco, e podia ter roubado o 5º posto ao português), Dunbar com 1'' e 16'', sobre Leknessund e Kamna, respetivamente. De facto, nessa Vuelta, Carlos Rodriguez e Arensman estavam separados por 1'' e houve disputa entre ambos pelos segundos oferecidos no sprint intermédio, o que não teve qualquer efeito, até porque o campeão espanhol terminou num grupo que sofreu cortes de 11'' para o grupo onde estava o holandês (e futuro colega de equipa, por sinal). Estes perigos existem.

Mas, reiteramos, não é suposto acontecer.


Quanto à etapa, vamos ver quais dos sprinters, que aguentaram até ao fim, irá vencer. Cavendish e Gaviria são os dois nomes mais importantes sem vitórias, enquanto, Arne Marit, que tem aparentado estar em boa forma, teve muito azar na etapa 17 (avaria mecânica a 150m da meta) e deverá querer mostrar-se.

O percurso pode suscitar ataques tardios, perante a dificuldade em fazer uma perseguição neste terreno, e podemos ver uma surpresa.

Há um falso plano, perto da meta, que pode beneficiar homens rápidos como Ackermann ou Gaviria, mas, principalmente, Matthews e o seu comboio (dos melhores, no fim do Giro, como mostraram na etapa 17).


Favoritos:

⭐⭐⭐⭐⭐Milan, Ackermann, Gaviria

⭐⭐⭐⭐Mayrhofer, Dainese, Marit, Cavendish

⭐⭐⭐Matthews, Bonifazio, Consonni, Stewart, Oldani, Albanese



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page